BOAS-VINDAS

Que bom...agradeço o seu interesse pela minha vida pública. Obrigado e navegue à vontade. Milton Martins- Miltinho.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sessão Solene dos 50 Anos da Campanha da Legalidade




Pela importância do acontecimento, com eventos em várias cidades do Rio Grande do Sul, a Câmara Municipal de Pelotas, atendendo minha proposição realizou uma Sessão Solene no Colégio São José na noite de 31 de agosto, dentro da programação do IV Seminário de História do Rio Grande do Sul, organizado pelo Instituto de Ciências Humanas da UFPel. em parceria com o Legislativo Pelotense. O principal depoimento da noite foi do Cel. João Emílio Nehme, hoje com 85 anos e que foi o ajudante de ordens do Governador Leonel Brizola.
Na minha fala disse da importância da "Campanha da Legalidade" ,que foi um episódio da história política brasileira que ocorreu após a renúncia de Jânio Quadros da Presidência do Brasil em 1961, em que diversos políticos e setores da sociedade defenderam a manutenção da ordem jurídica - que previa a posse de João Goulart e outros setores da sociedade - notadamente os militares - defendiam um rompimento na ordem jurídica, o impedimento da posse do vice-presidente e a convocação de novas eleições; inclusive relatei que tenho muitas lembranças da época pois já tinha 8 anos de idade.

Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros havia renunciado ao cargo, enquanto João Goulart, vice-presidente, estava em visita à China. O Brasil viveu momentos de instabilidade nunca vista desde 1954. Os militares, sob influência direta dos Estados Unidos, que temiam ver no Brasil um governo de linha popular-esquerdista - como em Cuba - impediram o vice-presidente de assumir o cargo como mandava a lei. Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul, inicia então um movimento de resistência, pregando a legalidade, ou seja, a posse de Jango (como João Goulart ficou conhecido), o que realmente ocorreu em 07 de setembro de 1961 acabando assim a Campanha da Legalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações de página