Na sexta-feira, dia 09 de setembro, estivemos no Palácio Piratini em Porto Alegre, visitando os porões do palácio onde está instalado o "Memorial da Legalidade".
O nosso grupo saiu de Pelotas às 10h e chegamos ao Palácio cerca de 14h e 30min sendo muito bem recepcionados pela assessoria de imprensa, através do Fabrício, que nos levou até o memorial; o grupo ficou realmente interessado, tanto nas fotos e vídeos espalhados pelo memorial quanto pelo local onde foi reconstituída à "Rádio da Legalidade", com instrumentos da época, tais como, microfones, aparelhagem de som e móveis. Realmente impressionante, parecia que a qualquer momento veríamos o Governador Brizóla entrar no ambiente e usar o microfone para conclamar os gaúchos a lutarem pela legalidade e pela posse do Presidente João Goulart.
A seguir fomos conhecer as dependências do Palácio, ciceroneados por um guia - muito bem informado - e que nos deu uma ampla aula de história, tanto do palácio quanto do nosso Rio Grande do Sul.
A tardinha voltamos para Pelotas com a certeza de que a visita aos "Porões da Legalidade", que estava contemplada desde o início do nosso projeto, coroou com êxito a nossa programação que incluiu:
- Sessão Solene da Câmara de Vereadores no dia 31 de agosto, abrindo o IV Seminário de História do Rio Grande do Sul, 50 Anos da Campanha da Legalidade, promoção do ICH da UFPel em conjunto com o Gabinete do Vereador Milton Martins e Câmara Municipal de Pelotas;
- Lançamento de um Projeto de Lei criando a "Praça da Legalidade", na praça existente no cruzamento das Ruas Gonçalves Chaves com Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, onde futuramente encaminharemos o projeto do "Memorial da Legalidade".
Enfim temos a convicção de que comemoramos e relembramos, e fizemos muitos pelotenses comemorarem e relembrarem, a "Campanha da Legalidade", uma vitória da democracia do povo brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.