Hoje, 07 de julho de 2011, a nossa cidade - Pelotas a Princesa do Sul - está completando 199 anos de fundação, mas vamos recordar um pouquinho:
A história do município começa em junho de 1758, através da doação que Gomes Freire de Andrade, Conde de Bobadela, fez ao Coronel Thomáz Luiz Osório, das terras que ficavam às margens da Lagoa dos Patos, no hoje “Bairro do Laranjal”. Em 1763, fugindo da invasão espanhola, muitos habitantes da Vila de Rio Grande buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomáz Luiz Osório. Mais tarde, vieram também os retirantes da Colônia do Sacramento, entregue pelos portugueses aos espanhóis em 1777.
Em 1780, instala-se em Pelotas o charqueador português José Pinto Martins. A prosperidade do estabelecimento estimulou a criação de outras charqueadas e o crescimento da região, dando origem à povoação que demarcaria o início do município de Pelotas. Com o sucesso desta indústria, os charqueadores, dispondo de duas estações amenas, construíam palacetes para suas habitações e promoviam a cultura e a educação, no ambiente urbano, exemplificado pela inauguração do Teatro Sete de Abril, em 1831, quatro anos antes de Pelotas ser elevada à condição de cidade.
A Freguesia de São Francisco de Paula, fundada em 7 de Julho de 1812 por iniciativa do padre Pedro Pereira de Mesquita, foi elevada à categoria de Vila em 7 de abril de 1832. Três anos depois, em 1835, a Vila é elevada à condição de cidade, com o nome de Pelotas.
Pois então, hoje foi dada a largada para os "200 Anos de Pelotas", com a instalação de um relógio frente à Prefeitura Municipal, muito significativo e espero que seja conservado e não atacado por vândalos; mas será que as autoridades responsáveis por fazer com que Pelotas esteja à altura de nossas expectativas para o ano do bi-centenário estão prontas para começar o trabalho? já que até agora pouco foi feito e um ano passa muito rápido, até porque será um ano conturbado pois teremos eleições municipais e os prazos para investimentos ficam menores. Temos que recuperar o Teatro Sete de Abril, o Mercado Público, o Calçadão, e tantos outros e sem esquecer dos bairros e vilas que também deverão ganhar embelezamento e, pelo menos, serviços básicos de limpeza/ saúde/ segurança dentre outros, para que, ai sim, os pelotense tenham orgulho de ser filho desta terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.