O líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, o vereador Milton Martins, esteve reunido com o Deputado Federal Paulo Ferreira (PT) e representantes da Associação Brasileira de Industria de Arroz (ABIARROZ) em Brasília, na última quarta-feira, dia 11, à pedido do Presidente da SINDAPEL (Sindicato das Indústrias de Arroz de Pelotas), Jairton Krüger Russo, para tratar sobre a competitividade do arroz.
O Vereador Miltinho intervém para que o arroz seja incluído no "Reintegra" - Regulamentação dos Produtos Beneficiados - publicado em 2011 no Decreto nº 7.633, pois, a cidade tem a região tem a condição de grande pólo produtor, maior centro de beneficiamento de arroz da América Latina e as privilegiadas condições em termos de logística, dada a proximidade do superporto do Rio Grande.
O Reintegra faz parte do conjunto de medidas lançadas no Plano Brasil Maior. Ele regulamenta o Regime de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras – REINTEGRA, que concede um ressarcimento dos impostos residuais existentes ao longo da cadeia produtiva de produtos manufaturados para exportação. São beneficiados em 3% no imposto.
Hoje o Rio Grande do Sul produz cerca de 9 milhões de toneladas de arroz/ano, sendo que cerca de 3 milhões são excedentes para exportação, e sofrem prejuízos pelas altas taxas cobradas, perdendo no preço apenas para o Uruguai e a Argentina, e sendo exportado somente para 76 países.
Por isso a importância de incluir Pelotas no Reintegra, para baixar a porcentagem, ampliar o excedente e a exportação, assim, consolidando o mercado.
Texto: Jornalista Mariângela Paz
Foto: Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.