BOAS-VINDAS

Que bom...agradeço o seu interesse pela minha vida pública. Obrigado e navegue à vontade. Milton Martins- Miltinho.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

50 ANOS DA "CAMPANHA DA LEGALIDADE"



Encaminhei uma proposição de Sessão Solene na Câmara Municipal de Pelotas, e foi aprovada por unanimidade, para destacar o cinquentenário da "Campanha da Legalidade" a ser realizada em agosto.

A Campanha da Legalidade foi um episódio da história política brasileira que ocorreu após a renuncia de Jânio Quadros da Presidência do Brasil em 1961, em que diversos políticos e setores da sociedade defenderam a manutenção da ordem jurídica - que previa a posse de João Goulart - e outros setores da sociedade defendiam o rompimento na ordem jurídica, o impedimento da posse do vice-presidente Jango e a convocação de novas eleições.


Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros havia renunciado ao cargo, enquanto João Goulart estava em visita à China. Os militares, que temiam ver no Brasil um governo de linha popular-esquerdista, impediram o vice-presidente de assumir o cargo como mandava a lei.

Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul, inicia então um movimento de resistência, pregando a legalidade, ou seja, a posse de João Goulart.

Em Pelotas tivemos poucos, mas marcantes, acontecimentos ligados ao fato e que irei relembrar na sessão que realizaremos em um dia do mês de agosto, que divulgaremos brevemente. Acompanhem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações de página