BOAS-VINDAS

Que bom...agradeço o seu interesse pela minha vida pública. Obrigado e navegue à vontade. Milton Martins- Miltinho.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ministro da Saúde Alexandre Padilha em Pelotas

Ministro da Saúde inaugura Núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel

O Núcleo de Neurodesenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas Professor Mario Coutinho foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (20), às 15h30min. A solenidade contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Situado ao lado do Ambulatório da Faculdade de Medicina, a unidade destina-se ao atendimento de crianças com transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor, transtornos da aprendizagem e transtornos comportamentais,

A expectativa é de que no futuro, o Núcleo de Neurodesenvolvimento funcione como um centro de capacitação de profissionais para atendimento de crianças com necessidades especiais. Os acadêmicos de Medicina, Terapia Ocupacional e do futuro Curso de Psicologia da UFPel também utilizarão o espaço. O Núcleo deverá atuar integrado com as tradicionais instituições que trabalham com crianças especiais e se propõe a realizar parcerias com o serviço público para planejamento de políticas públicas para o setor. O professor Mario Coutinho, que dá nome à nova unidade de saúde da UFPel, foi o primeiro docente de neurologia da Faculdade de Medicina.

Aula inaugural - No auditório da Faculdade de Medicina, Alexandre Padilha ministrou a aula inaugural do curso de Especialização em Saúde da Família à distância. O Curso de Especialização em Saúde da Família é vinculado à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), programa desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde. Na UFPel, conta com a coordenação do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina, através do professor Luiz Augusto Facchini e equipe.

Tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e dentistas inseridos na Estratégia de Saúde da Família, com ênfase nos profissionais atuantes na Metade Sul do RS, o curso oferecerá mil vagas nos próximos dois anos. A primeira turma, de 250 alunos, começará suas atividades no dia 4 de julho. O objetivo é a capacitação de profissionais de saúde da família do SUS, promovendo o aprimoramento da gestão e da organização dos serviços de Atenção Primária à Saúde, a qualificação da prática clínica, a institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde, a cidadania e a participação social.

Oferecido na modalidade de Educação a Distância, o curso permite aos inscritos o investimento na formação profissional sem afastamento da cidade-domicílio e do serviço.

Acompanhem mais detalhes pelas filmagens da nossa TV-Câmara de Pelotas que me acompanhou na cerimônia, bem como foi a única TV a registrar a chegada do Ministro no Aeroporto Internacional de Pelotas.

Fonte:ClicRBS/TV Câmara/Gabinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações de página