BOAS-VINDAS
segunda-feira, 30 de maio de 2011
GOVERNADOR EM PELOTAS
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Ministro da Saúde Alexandre Padilha em Pelotas
Ministro da Saúde inaugura Núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel
O Núcleo de Neurodesenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas Professor Mario Coutinho foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (20), às 15h30min. A solenidade contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Situado ao lado do Ambulatório da Faculdade de Medicina, a unidade destina-se ao atendimento de crianças com transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor, transtornos da aprendizagem e transtornos comportamentais,
A expectativa é de que no futuro, o Núcleo de Neurodesenvolvimento funcione como um centro de capacitação de profissionais para atendimento de crianças com necessidades especiais. Os acadêmicos de Medicina, Terapia Ocupacional e do futuro Curso de Psicologia da UFPel também utilizarão o espaço. O Núcleo deverá atuar integrado com as tradicionais instituições que trabalham com crianças especiais e se propõe a realizar parcerias com o serviço público para planejamento de políticas públicas para o setor. O professor Mario Coutinho, que dá nome à nova unidade de saúde da UFPel, foi o primeiro docente de neurologia da Faculdade de Medicina.
Aula inaugural - No auditório da Faculdade de Medicina, Alexandre Padilha ministrou a aula inaugural do curso de Especialização em Saúde da Família à distância. O Curso de Especialização em Saúde da Família é vinculado à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), programa desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde. Na UFPel, conta com a coordenação do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina, através do professor Luiz Augusto Facchini e equipe.
Tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e dentistas inseridos na Estratégia de Saúde da Família, com ênfase nos profissionais atuantes na Metade Sul do RS, o curso oferecerá mil vagas nos próximos dois anos. A primeira turma, de 250 alunos, começará suas atividades no dia 4 de julho. O objetivo é a capacitação de profissionais de saúde da família do SUS, promovendo o aprimoramento da gestão e da organização dos serviços de Atenção Primária à Saúde, a qualificação da prática clínica, a institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde, a cidadania e a participação social.
Oferecido na modalidade de Educação a Distância, o curso permite aos inscritos o investimento na formação profissional sem afastamento da cidade-domicílio e do serviço.

Acompanhem mais detalhes pelas filmagens da nossa TV-Câmara de Pelotas que me acompanhou na cerimônia, bem como foi a única TV a registrar a chegada do Ministro no Aeroporto Internacional de Pelotas.
Fonte:ClicRBS/TV Câmara/Gabinete
terça-feira, 17 de maio de 2011
VILA SILVEIRA PEDE SOCORRO!
Na noite de ontem, 11/05, a comunidade de moradores da Vila Silveira promoveu uma reunião na Igreja Católica da Sagrada Família – Rua João Jacob Bainy, 790, com a presença dos Vereadores Milton Martins- Miltinho e Zéquinha dos Rodoviários e Aposentados, além do representante do SANEP Sr. Nelci Luís da Silva e quase uma centena de moradores da região.
Abrindo a reunião o Sr. Hélio Madruga saudou a todos e explicou que a comunidade daquele local está descontente com o que vem acontecendo não só na Rua João Jacob Bainy mas em todas as travessas da vila que estão com sérios problemas de trânsito, alagamentos, transbordamento de esgotos e muitos buracos, além do asfalto que foi destruído e ainda não recuperado. Convidou o Professor Manoel Jesus, morador da Vila há mais de 52 anos, para usar a palavra e compor a mesa juntamente com o Sr. Nelci e os Vereadores representantes do Legislativo Pelotense.
Em sua fala o Sr. Nelci salientou que a Empresa construtora tem prazo até 28 de maio para recuperar tudo que foi danificado, e mostrou o documento enviado pelo SANEP. O Professor Manoel Jesus, um dos integrantes da comissão de moradores, falou sobre as mazelas que a comunidade vem enfrentando e pediu que os moradores presentes à reunião falassem sobre os problemas pontuais. O Vereador Zéquinha mostrou algumas fotos batidas no local onde aparecem vários problemas, principalmente no asfalto, e disse que a luta dele é antiga e que continua a disposição da comunidade. Na minha fala informei que a primeira vez que participei de uma reunião com o Professor Manoel Jesus foi em meados de 2008, o que motivou um “Pedido de Informações”
Ao final da reunião foi formada uma comissão representativa de cinco moradores, além dos srs. Hélio Madruga e Manoel Jesus e que convidarão a todos os Vereadores, especialmente os dois vereadores que estavam presentes à reunião.