BOAS-VINDAS
segunda-feira, 30 de maio de 2011
GOVERNADOR EM PELOTAS
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Ministro da Saúde Alexandre Padilha em Pelotas
Ministro da Saúde inaugura Núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel
O Núcleo de Neurodesenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas Professor Mario Coutinho foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (20), às 15h30min. A solenidade contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Situado ao lado do Ambulatório da Faculdade de Medicina, a unidade destina-se ao atendimento de crianças com transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor, transtornos da aprendizagem e transtornos comportamentais,
A expectativa é de que no futuro, o Núcleo de Neurodesenvolvimento funcione como um centro de capacitação de profissionais para atendimento de crianças com necessidades especiais. Os acadêmicos de Medicina, Terapia Ocupacional e do futuro Curso de Psicologia da UFPel também utilizarão o espaço. O Núcleo deverá atuar integrado com as tradicionais instituições que trabalham com crianças especiais e se propõe a realizar parcerias com o serviço público para planejamento de políticas públicas para o setor. O professor Mario Coutinho, que dá nome à nova unidade de saúde da UFPel, foi o primeiro docente de neurologia da Faculdade de Medicina.
Aula inaugural - No auditório da Faculdade de Medicina, Alexandre Padilha ministrou a aula inaugural do curso de Especialização em Saúde da Família à distância. O Curso de Especialização em Saúde da Família é vinculado à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), programa desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde. Na UFPel, conta com a coordenação do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina, através do professor Luiz Augusto Facchini e equipe.
Tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e dentistas inseridos na Estratégia de Saúde da Família, com ênfase nos profissionais atuantes na Metade Sul do RS, o curso oferecerá mil vagas nos próximos dois anos. A primeira turma, de 250 alunos, começará suas atividades no dia 4 de julho. O objetivo é a capacitação de profissionais de saúde da família do SUS, promovendo o aprimoramento da gestão e da organização dos serviços de Atenção Primária à Saúde, a qualificação da prática clínica, a institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde, a cidadania e a participação social.
Oferecido na modalidade de Educação a Distância, o curso permite aos inscritos o investimento na formação profissional sem afastamento da cidade-domicílio e do serviço.
Acompanhem mais detalhes pelas filmagens da nossa TV-Câmara de Pelotas que me acompanhou na cerimônia, bem como foi a única TV a registrar a chegada do Ministro no Aeroporto Internacional de Pelotas.
Fonte:ClicRBS/TV Câmara/Gabinete
terça-feira, 17 de maio de 2011
VILA SILVEIRA PEDE SOCORRO!
Na noite de ontem, 11/05, a comunidade de moradores da Vila Silveira promoveu uma reunião na Igreja Católica da Sagrada Família – Rua João Jacob Bainy, 790, com a presença dos Vereadores Milton Martins- Miltinho e Zéquinha dos Rodoviários e Aposentados, além do representante do SANEP Sr. Nelci Luís da Silva e quase uma centena de moradores da região.
Abrindo a reunião o Sr. Hélio Madruga saudou a todos e explicou que a comunidade daquele local está descontente com o que vem acontecendo não só na Rua João Jacob Bainy mas em todas as travessas da vila que estão com sérios problemas de trânsito, alagamentos, transbordamento de esgotos e muitos buracos, além do asfalto que foi destruído e ainda não recuperado. Convidou o Professor Manoel Jesus, morador da Vila há mais de 52 anos, para usar a palavra e compor a mesa juntamente com o Sr. Nelci e os Vereadores representantes do Legislativo Pelotense.
Em sua fala o Sr. Nelci salientou que a Empresa construtora tem prazo até 28 de maio para recuperar tudo que foi danificado, e mostrou o documento enviado pelo SANEP. O Professor Manoel Jesus, um dos integrantes da comissão de moradores, falou sobre as mazelas que a comunidade vem enfrentando e pediu que os moradores presentes à reunião falassem sobre os problemas pontuais. O Vereador Zéquinha mostrou algumas fotos batidas no local onde aparecem vários problemas, principalmente no asfalto, e disse que a luta dele é antiga e que continua a disposição da comunidade. Na minha fala informei que a primeira vez que participei de uma reunião com o Professor Manoel Jesus foi em meados de 2008, o que motivou um “Pedido de Informações” sobre a implantação dos loteamentos na zona norte de Pelotas, contendo questionamentos sobre os projetos aprovados, estudos de impacto ambiental, dentre outros,o que o Executivo respondeu parcialmente, e finalizei dizendo que acho fundamental que se organize uma comissão de moradores para levar até as autoridades competentes as queixas da comunidade para que busquem soluções imediatas.
Ao final da reunião foi formada uma comissão representativa de cinco moradores, além dos srs. Hélio Madruga e Manoel Jesus e que convidarão a todos os Vereadores, especialmente os dois vereadores que estavam presentes à reunião.