A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Pelotas, presidida pelo vereador Milton Martins - Miltinho do PT, e constituída pelos vereadores José Sizenando (PPS) e Ivan Duarte (PT) atua para melhorar à saúde em Pelotas.
O vereador Milton Martins-Miltinho do PT, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal, e o vereador Dionízio Velloso (PP) estão em Porto Alegre na manhã desta quarta-feira, dia 9, para Audiência com o Secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni, acompanhados pelo Deputado Estadual Catarina.
Os vereadores entregaram documento ao Secretario reivindicando a ampliação de mais 51 leitos hospitalares de clínica médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a liberação de R$ 300 mil mensais para financiamento de custeio à cada uma das portas de entrada 24 horas (com a Portaria Federal 2.395, de outubro de 2011, a União Institui a Rede de Atenção às Urgências pelo SUS e dá incentivos financeiros para qualificar a rede pública), e o pedido para liberação de verbas para ampliação do Pronto Socorro.
Na terça-feira, dia 8, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara reuniu-se com a Secretária Municipal de Saúde Arita Bergmann para debater as pautas: Pronto Socorro, os Pronto-Atendimentos – Construção da UPA na Avenida Bento Gonçalves -, a Traumatologia da Santa Casa e os Relatórios de Gestão.
Participaram da reunião os vereadores José Sizenando (PPS) – integrante da Comissão-, Eduardo Leite (PSDB), Idemar Barz (PTB), Dionízio Velloso (PP), Diaroni Santos (PT) e a superintendente de Gestão e Planejamento, Patrícia Guerreiro.
A Secretária colocou-se à disposição para agendar a apresentação dos Relatórios de Gestão de 2010 e 2011, também esclareceu a questão da Santa Casa, que já foi liberada verba para a compra do equipamento que tumultuou a traumatologia, e ainda pediu apoio para os vereadores conseguirem verba do Estado para reformar o Pronto Socorro, pois ela acredita que aumentando o PS, irá desafogar o atendimento de urgência e emergência.
Segundo o vereador Sizenando, “hoje a população está desacreditada das U.B.S. - Postos de Saúde, por isso, por qualquer motivo, correm para o Pronto Socorro.” - Fato este, que segundo Arita, “é um dos motivos que tumultua o Pronto Socorro. Mesmo com a classificação de risco, a demanda para os Pronto-Atendimentos é muito grande, por isso o PS deve ser aumentado.”
A Secretária ainda afirma que com a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está em tramitação para ser construída na Avenida Bento Gonçalves, em frente ao Hemopel, “desafogará o Pronto Socorro de Pelotas.”
O Presidente da Comissão afirmou que os Vereadores continuarão fiscalizando a questão da Saúde em Pelotas, e agradeceu a disponibilidade e o empenho da Secretaria Municipal de Saúde.
PSouza-Gabin.